sexta-feira, 5 de abril de 2013

Leite Materno, Fórmula Infantil ou Leite de Vaca?

E porque não dar o leite de vaca? Na imagem temos a comparação entre o leite de vaca, a fórmula infantil (tipo NAN, Nestogeno, etc) e, claro, nossa melhor opção, o leite materno. Vamos falar de cada coisa?



Começando pela proteína: sabemos que o leite de vaca tem mais proteínas que o leite materno. Esse excesso dificulta a digestão e pode causar mais cólica, além de sobrecarregar o rim podendo causar problemas renais. Outro fator é que a proteína do leite materno é produzida especificamente para os bebês humanos, enquanto a do leite da vaca é feita para bezerrinhos, né? Isso pode causar alergia alimentar! A fórmula infantil é modificada para reduzir a quantidade de proteínas, sendo, dessa forma, melhor que o leite de vaca, porém, ainda é feita de leite de vaca, portanto o risco de alergia ainda existe.

As vitaminas e minerais do leite materno são suficientes para suprir as necessidades do lactente de até 06 meses, amamentado EXCLUSIVAMENTE ao peito. Alguns minerais, como o ferro, aparecem em quantidade menor que a do leite de vaca, PORÉM, tem uma biodisponibilidade melhor (ou seja, conseguimos absorver e utilizar de forma melhor esses nutrientes, em relação aos demais alimentos. A partir do momento que introduzimos outros alimentos precocemente, sejam eles, fórmulas infantis, leite de vaca, sucos e outros alimentos, reduzimos esse "poder" de boa disponibilidade de ferro do leite materno, aumento a chance da criança desenvolver ANEMIA FERROPRIVA. O leite de vaca tem quantidades inadequadas desses nutrientes para crianças, enquanto às fórmulas infantis são adaptadas para ofertar as quantidades certas desse nutriente para suprir as necessidades (mas com menor biodisponibilidade.


A criança alimentada APENAS com leite materno já recebe a quantidade de água suficiente para hidratação da criança. Não é necessário oferecer mais água. Já para crianças que tomar fórmula ou leite de vaca precisam de mais água. (Bom lembrar que após os 6 meses, com a introdução da alimentação complementar, é necessário dar água até para bebês amamentados ao seio).

Além disso, o leite materno ainda possui anticorpos e outras propriedades imunoprotetoras e fatores de crescimento que não estão presentes na fórmula infantil e muito menos no leite de vaca.



Portanto, a melhor opção é SEMPRE SEMPRE SEMPRE o leite materno! Ele é um alimento que já está sempre "pronto para uso", é grátis, é limpo, é seguro e principalmente É FEITO ESPECIALMENTE PARA SEU BEBÊ!

Caso ocorra algum problema, e seja NECESSÁRIA a introdução de outros alimentos e outro leite, procure uma nutricionista para auxiliar nas melhores opções, sejam eles as fórmulas ou para "adiantar" a introdução da alimentação complementar (que não deve ser antes dos 4 meses).

Em última opção está o leite de vaca. Evite, assim como seus derivados (queijo, iogurtes, etc). Pode prejudicar a saúde do seu bebê. O leite de vaca não deve ser oferecido antes do primeiro ano de idade. E ultimamente novas pesquisas já sugerem que devemos esperar pelo menos até os dois anos (afinal, até lá nossas crianças DEVERIAM estar mamando no peito ainda).
Ah... e só para lembrar: LEITE NINHO É LEITE DE VACA. Ele não faz parte das "fórmulas infantis", ok? Ele é apenas um leite em pó, com a embalagem voltada para atrair crianças.
E o Ninho +1 é pior ainda... É leite de vaca com açúcar (xarope de milho)!! Não seja enganada!

Espero que esse post tenha ajudado vocês!!! Qualquer dúvida, entrem em contato!!

Beijinhos,
Amanda

5 comentários:

  1. Infelizmente muitas fórmulas infantis fazem sucesso, com a cultura persistente do "meu leite é fraco"...mas é a boa informação que vai mudar isso!!! Convido você a visitar meu blog : mamabebenet.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amanda, fiquei em dúvida em relação a qual leite oferecer após o primeiro ano de idade se o bebê já tiver sido desmamado. Os pediatras tem recomendado por aqui o Ninho 1+, pela adição de vitaminas, acredito. Desde que minha filha completou 1 ano, substituí o NAN pelo Ninho. Ela tem 3 anos e ainda toma Ninho3+. Seria melhor o leite de vaca puro? Tenho também um bebê de 8 meses, amamento em LD quando estou com ele, mas durante o dia ele fica na escola e toma NAN. Você poderia me dar uma dica de quantas mamadeiras de NAN por dia devemos oferecer a ele? Na escola a nutricionista recomenda além de 2 papas de fruta, sucos nos intervalos, almoço e jantar mais 3 mamadeiras. Estou achando muito leite! Obrigada, abraços.

    ResponderExcluir
  3. infelizmente ñ consegui amamentar pela terceira vez.boba a que pensa q é melhor da mamadeira q o peito gastei e to gastando horrores com NAN.meu bebe suga bem fica mais de 1 hora no meus seios e vejo q sai pois sinto e escorre na boca.mas ñ entendo pq ele sustenta mas qdo meu bebe tava só no peito ñ fazia xixi só ficava uma mancha avermelhada onde ficava o pipi.e ficava mais de 5 dias sem coco.ai o pediatra mandou da o NAN.

    ResponderExcluir
  4. meu bebe tem 4 meses o pediatra recomendou o leite de vaca com farinha de aveia pois ele e muito resecado mais eu to com medo de da u qui fazer

    ResponderExcluir
  5. Meu bebê mama peito e fórmula ele tem que bebê água??ele vai fazer um mês..

    ResponderExcluir